24 de ago. de 2010

Ilustração

Uma pequena ilustração sobre seres invertebrados. Está em espanhol, mas bem compreensível.



Pequeno vocabulário:

Proteccíon Corporal = Proteção do Corpo
Columna Vertebral = Coluna vertebral
Espinas o placas = Espinhos ou placas
Gasteropodos - Gastrópode
Cefalópodos = Cefalópodes
Miriápodos = Centopéia
Concha = Casca

Foto: Centopéia

Os animais invertebrados

 Reino Animalia  é dividido, artificialmente, em invertebrados e vertebrados (esses últimos, os possuidores de espinha dorsal e caixa craniana). Essa divisão tem como único objetivo facilitar o estudo dos animais – tanto é que não existem pós-graduações em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados, e sim em Zoologia. 

Talvez seja por esse motivo que este reino é, muitas vezes, incompreendido, sistematicamente falando, principalmente no que se diz respeito aos invertebrados. 

Assim, para entender melhor sobre este grupo, vamos nos recordar das seguintes subdivisões (o famoso ReFiCOFaGE): 

Reino – Filo – Classe – Ordem – Família – Gênero - Espécie 

Com as mais diversas formas e tamanhos, os invertebrados desempenham diversas funções em cadeias alimentares, contribuindo com a dinâmica populacional de toda a teia alimentar. Os filos dos poríferos,cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos são os representantes desse grupo. Assim, de parasitas a fontes de alimentos, esses seres fazem parte de nossa vida e dia a dia. 

Dentre esses oito, os artrópodes merecem destaque especial, por constituírem o grupo mais diversificado e com mais representantes – contribuindo para que os invertebrados dominem cerca de 99% do Reino Animalia. 

Com exoesqueleto de quitina, corpo segmentado, apêndices articulados, tamanho diminuto, respiração aérea e capacidade de voar que alguns possuem, estes animais conquistaram os mais diversos ambientes de terra firme. 

Os artrópodes são divididos em subfilos e estes, em classes. Dentro do Subfilo Uniramia encontramos as Classes Diplopoda, representada pelos piolhos de cobra; Chilopoda, pelas centopeias; e Insecta, por uma gama de representantes, sendo, inclusive, a única que abriga animais alados. Baratas, cupins, traças-de-livro, libélulas, gafanhotos, bichos-pau, piolhos, barbeiros, besouros, borboletas, cigarras, abelhas, mosquitos e pulgas são alguns poucos exemplos desses animais. 

Dessa forma, podemos perceber que todo inseto é artrópode. mas nem todo artrópode (filo), é inseto(classe)! Por exemplo, as aranhas: são invertebrados e artrópodes, mas pertencem à outra classe: à dos aracnídeos e, portanto, não é inseto, como é diversas vezes confundida. 



Fonte: Brasil Escola

Características dos Invertebrados

Os seres desse reino podem ser aquáticos ou terrestres. São muito diversificados quanto à forma, ao tamanho, aos hábitos alimentares, etc.

Entretanto, todos eles tem algumas características comuns, que justificam a sua inclusão no reino animal: são pluricelulares, possuem tecidos especializados e vivem como organismos heterotróficos.

Os invertebrados são animais que não tem coluna vertebral. Eles foram agrupados em diversos filos. Os principais são: poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos.

Invertebrados: Seus Filos e o Que São


O termo invertebrados corresponde aos filos Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes,Nemertea, Gnathostomulida, Rotifera, Annelida, Pogonophora, Sipuncula, Echiura, Priapulida,Pentastomida, Onycophora, Tardigrada, Arthropoda, Monoblastozoa, Trilobozoa, Archaeocyatha,Proarticulata e a três subfilos do filo dos Cordados: Urucordados, Cefalocordados e Hyperotreti, que engloba as mixinas ou peixes-bruxa.

O termo invertebrados não é totalmente correto cientificamente, mas significa todos aqueles seres que não pertencem ao subfilo dos Vertebrados, ou seja, são seres dotados de notocorda, tubo neural com posição dorsal em relação ao tubo digestivo, e fossetas branquiais ao nível da faringe. A diferença está que nos Vertebrados, a notocorda é substituído ou enquadrado numa estrutura denominada coluna vertebral, daí o nome Vertebrados.

O termo oposto - Vertebrados - já tem um significado biológico, uma vez que todos os seus representantes, mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e sinapsídeos são aparentados, ou seja, têm todos um antepassado comum.