24 de ago. de 2010

Invertebrados: Seus Filos e o Que São


O termo invertebrados corresponde aos filos Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes,Nemertea, Gnathostomulida, Rotifera, Annelida, Pogonophora, Sipuncula, Echiura, Priapulida,Pentastomida, Onycophora, Tardigrada, Arthropoda, Monoblastozoa, Trilobozoa, Archaeocyatha,Proarticulata e a três subfilos do filo dos Cordados: Urucordados, Cefalocordados e Hyperotreti, que engloba as mixinas ou peixes-bruxa.

O termo invertebrados não é totalmente correto cientificamente, mas significa todos aqueles seres que não pertencem ao subfilo dos Vertebrados, ou seja, são seres dotados de notocorda, tubo neural com posição dorsal em relação ao tubo digestivo, e fossetas branquiais ao nível da faringe. A diferença está que nos Vertebrados, a notocorda é substituído ou enquadrado numa estrutura denominada coluna vertebral, daí o nome Vertebrados.

O termo oposto - Vertebrados - já tem um significado biológico, uma vez que todos os seus representantes, mamíferos, aves, peixes, répteis, anfíbios e sinapsídeos são aparentados, ou seja, têm todos um antepassado comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário