2 de set. de 2010

Insetos: Informações, Características e Curiosidades

Quando falamos de animais invertebrados, eles logo nos vem à cabeça, eles, os insetos. Então, comentando um pouco sobre esses animais, os Insetos são artrópodes cujo corpo está dividido em cabeça, com um par de antenas, e tórax com 3 pares de patas. 

A maioria desses animais possui dois pares de asas. Mas em determinados casos, como o do escaravelho, o primeiro par é uma espécie de capa dura que esconde o segundo par, usado para voar.

As diferentes espécies de insetos podem ter dois tipos de visão: com olhos simples (que detectam a luz, mas não formam imagens) ou compostos (que possuem milhares de celas capazes de compôr uma imagem cada uma).

Existem 900 mil espécies de insetos em todo o mundo. Os cientistas descobrem de 7 mil a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir milhares de espécies ainda desconhecidas.

Uma grande parte de insetos escutam com os pêlos de suas antenas. Por meio delas, os bichos também consegue detectar feromônios - compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto, ou para demarcar território - a grandes distâncias.

Alguns insetos vivem em comunidade chamadas colônias, onde o trabalho é bem distribuído. É o caso das formigas e das abelhas

Agora, algumas curiosidades:

* Há uma média de 200 milhões de insetos para cada ser humano na Terra!

* Um enxame de gafanhotos é formado por cerca de 50 milhões desses insetos, quantidade que conseguiria preencher uma área de mil quilômetros quadrados. Ele come diariamente um volume equivalente à alimentação de 2500 pessoas.
 
* A barata americana é o inseto terrestre mais veloz que existe. Ela pode atingir a velocidade de 5 quilometros por hora!

* Em 13 de janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um inseto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. Os estudiosos o batizaram de Protoxenos Janzeni.



Fonte: Guia Dos Curiosos   

Nenhum comentário:

Postar um comentário